-

Alcoolismo na terceira idade – Saiba como identificar

Alcoolismo na terceira idade – Saiba como identificar

Alcoolismo na terceira idade – Saiba como identificar

Apesar de ser mais comum em pessoas mais jovens, o vício do álcool, por sua vez, não tem limite de idade, sendo assim, o problema do alcoolismo também afeta significantemente à terceira idade.

O maior problema é que quando algo assim acontece, na maioria dos casos alguns sintomas são interpretados como algo da própria idade ou envelhecimento.
Nesses casos, os idosos costumam serem bem discretos ao falarem sobre o consumo do álcool durante suas consultas. Por isso, identificar um idoso alcoólico nem sempre será uma tarefa fácil.
O que leva um idoso se tornar um alcoólatra?
Muitas vezes o que leva um idoso a se tornar um dependente químico é devido a alguns problemas familiares, como o abandono, falta de cuidados, ou atenção. Isso só pode resultar em idosos tristes, solitárias e muitas vezes até depressivos.
E é assim que o álcool costuma ser o companheiro de uma vida solitária de diversos idosos.
Em contrapartida, o álcool também costuma a ser o ponto de distração, como uma forma de fazer algo escapando da rotina chata da própria vida.
Como dito no inicio, apesar dos idosos se tornarem alcoólatras devido ao abandono familiar, ainda existem outros fatores envolvidos.
Não se engane ao pensar que apenas os familiares devem ser os responsáveis, uma vez que o estado não tem proporcionado o auxilio necessário para que os idosos possam ter um acompanhamento médico adequado.

Um fator ainda mais preocupante do alcoolismo na terceira idade é que esta é a porta de entrada o surgimento de novas doenças.

Fonte: Vejaagora
WhatsApp (11) 99335.5500 - Estamos online! Deseja saber mais informações?